do recife.pe.leg.br
Uma situação observada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nas regiões do Recife onde ocorreram deslizamentos de barreiras foi tema de um discurso proferido por ele nesta terça-feira (27), na Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, o despejamento de águas encanadas nessas áreas pode ser um dos fatores ligados aos desastres – e, por isso, precisa da atenção do poder público.
Ao subir à tribuna, Almir Fernando relembrou as ocorrências causadas pelas chuvas deste ano. “Nesses últimos meses, foram vários deslizamentos de barreira em toda a Região Metropolitana. Tivemos pessoas que vieram a falecer, vítimas dessa tragédia. A gente tem se preocupado muito com essa situação, fizemos várias audiências públicas sobre esse tema.”
Citando iniciativas da Prefeitura para requalificar morros e áreas de risco, como a aplicação de geomantas e a realização do projeto de coparticipação Parceria nos Morros, o vereador disse ser favorável a mais uma proposta – batizada por ele de Caminho das Águas – com foco no redirecionamento das tubulações.
“Estive com o secretário de infraestrutura, Roberto Gusmão. Conversando ontem com ele, mostrei que, na maioria das vezes, onde acontecem deslizamentos a gente observa que até as barreiras é levado um cano do telhado, ou das águas que lavam prato e roupa”, relatou Almir Fernando. “Esses canos encharcam as barreiras. O que propus ao secretário foi o Caminho das Águas: não temos condições de fazer todas as encostas, mas poderíamos tirar essas águas para diminuir a queda de barreiras.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário